Em entrevista à Rede Social, o Diretor Presidente da Solé Associados Relata a Trajetória da Empresa

30 nov Em entrevista à Rede Social, o Diretor Presidente da Solé Associados Relata a Trajetória da Empresa

 

Ismael Solé: “Estimulamos que os teatros históricos fossem restaurados, e não derrubados”

O atual diretorgeral da Solé Associados, especializada em projetos de espaços culturais, foi responsável por levantar diversos teatros do Brasil

28/11/2015 – 09h01min
Ismael Solé: "Estimulamos que os teatros históricos fossem restaurados, e não derrubados" Andréa Graiz/Agencia RBS

Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

Em 1972, uma violinista quase foi atingida pelo pedaço de um refletor que caiu durante um recital no Theatro São Pedro. Chateada, Eva Sopher decidiu que era hora de fechar o prédio — que ficou de portas cerradas pelos próximos 12 anos.

Dona Eva, como é mais conhecida a presidente da Fundação Theatro São Pedro, conta que a casa de espetáculos só continua “em pé” por conta de um incentivo que seu saudoso marido, Wolfgang Sopher, lançou-lhe na época:

— Disse para ele que não tinha achado ninguém para assumir a coordenação da restauração, e ele respondeu: ” Ou você faz ou vão derrubar o São Pedro!” — conta.

Foi quando Eva resolveu assumir como mestre de obras e, em 1979, conheceu Ismael Solé. Na época com 29 anos, o engenheiro foi contratado para tocar a reestruturação do prédio.

O atual diretorgeral da Solé Associados, especializada em projetos de espaços culturais, foi responsável por levantar diversos teatros do Brasil. Mas este tem um peso diferente: foi o primeiro.

— É a minha iniciação. É como se eu tivesse feito vestibular para a faculdade, e a Dona Eva fosse a reitora — brinca ele.

Em visita a Porto Alegre para celebrar o marco de cem projetos entregues em 11 Estados, Solé relembrou ao lado de Eva episódios da reforma daquele que é considerado um dos mais belos teatros do país.

— Já faz 31 anos que o São Pedro reabriu e nunca mais fechou. A gente trabalhou muito para mostrar que era possível, estimulando que os teatros históricos fossem restaurados, e não derrubados.

Quando reabrimos, em 1984, o grande elogio que pudemos receber foi o de que não havia mudado nada. Conseguimos reconstruí- lo, mas sem jogar fora a identidade da obra. O esquema foi tão minucioso que até o famoso lustre teve que ser refeito.

Desaparecido misteriosamente durante uma reforma realizada na virada do século, a peça precisou ser redesenhada pelo artista Carlos Antônio Mancuso, com base em um texto da época da inauguração, que a descrevia em detalhes.

E foi depois desta grande estreia na carreira que Solé foi convidado para encabeçar o projeto da Sala São Paulo — a primeira sala sinfônica do país, construída a partir de uma antiga estação de trem na capital paulista.

Dali, partiu também para a arquitetura contemporânea, e destaca a Cidade da Música — agora Cidade das Artes —, no Rio, como seu plano de construção ” do zero”.

Atualmente, Solé volta às origens e se dedica a erguer o Multipalco, extensão conectada ao Theatro São Pedro. E lembra a importância da sociedade para auxiliar no andamento da obra:

— A Eva não está aqui todos os dias à toa, ela está aqui porque tem uma obra para terminar. Ela tem essa capacidade de falar a mesma linguagem dos empresários, de chamá- los à responsabilidade de participar desse tipo de obra.

Fonte:  REDE SOCIAL – CLICRBS

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